Waack: redes sociais não conseguem combater páginas falsas

Em todas as redes sociais em que o PainelWW está presente, surgem com frequência páginas e canais ‘fake’, que tentam dar a impressão de que são oficiais do PainelWW ou de William Waack. Tentativas junto a essas empresas de eliminar páginas falsas não surtem efeito…   São Paulo, 03 de dezembro de 2018 – Usuários […]

Em todas as redes sociais em que o PainelWW está presente, surgem com frequência páginas e canais ‘fake’, que tentam dar a impressão de que são oficiais do PainelWW ou de William Waack. Tentativas junto a essas empresas de eliminar páginas falsas não surtem efeito…

 

São Paulo, 03 de dezembro de 2018 – Usuários do YouTube, Facebook, Instagram e Twitter, muito cuidado: em todas essas redes, existem canais e páginas construidos com o objetivo de enganar seus seguidores, como se fossem oficiais do PainelWW ou do jornalista William Waack. É uma realidade das redes sociais que só pode ser combatida pelas próprias redes. Mas tudo indica que nenhuma delas encontrou um caminho eficaz para evitar e eliminar o probema.

“Não é uma situação restrita ao nosso projeto. É comum e afeta qualquer presença nas redes que ganhe maior destaque. São iniciativas que enganam seus seguidores, que pensam que estão em contato diretamente com o PainelWW ou comigo,” afirma Waack.

Antes mesmo de ser lançado, o PainelWW já tinha páginas falsas no ar no Twitter e no YouTube – antes mesmo de serem publicadas as páginas oficiais. Isso obrigou o projeto a alterar o nome utilizado em alguns casos. No Twitter, por exemplo, o nome da página oficial é ‘PainelWWcerto’, uma forma de alertar seguidores para evitar outras páginas que se insinuam como oficiais.

Com o crescimento do projeto, que fechou sua primeira temporada no dia 30 de novembro com mais de 22 milhões de visualizações e 600 mil inscritos só no YouTube, as páginas ‘fake’ cresceram ainda mais. Para parecer legítimas, muitas utilizam termos como ‘oficial’ e fotos do próprio PainelWW, que podem ser encontradas na internet facilmente.

Para Waack, algumas páginas explicam o que pretendem e podem até ser interpretadas como homenagens ou elogios. Mas na maioria dos casos os usuários estão sendo enganados, e apesar dos contatos mantidos com as redes sociais alertando para o uso indevido de nomes e aspectos do PainelWW, a situação persiste e parece estar crescendo.

“O grande problema é que em alguns casos, milhares de pessoas seguem essas páginas acreditando que estão interagindo com o PainelWW ou comigo, só que esses posts nunca chegarão até nós. Além disso, em vários casos o objetivo de quem cria essas páginas é gerar receita pelos diferentes mecanismos que as redes oferecem. Mesmo os que repetem nossos conteúdos são ambientes falsos, que enganam seus usuários,” conclui Waack.

Os produtores do projeto PainelWW avisam que só existe um canal ou página ligada ao projeto nas redes sociais em que ele está presente. Qualquer outra página, por mais legítima que pareça, não tem ligação formal com o PainelWW ou com William Waack, que não mantém perfil pessoal em nenhuma rede social.

Estes são os canais oficiais de William Waack e do PainelWW nas redes:

 

SOBRE O PAINEL WW:

O Painel WW é um projeto editorial criado pelo jornalista William Waack. A peça principal é um programa semanal transmitido ao vivo, online e pelas principais redes sociais. Na roda, convidados de peso examinam os temas de maior relevância na política, economia, negócios e no plano internacional. Completam o projeto Painel WW o site oficial www.painelww.com.br, que contém um videoblog com comentários diários de William Waack. O projeto tem apoio institucional do CIE-E, Centro de Integração Empresa-Escola e patrocínio da Strobel & Santos, consultoria especializada em imigrar e empreender em Portugal.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

MediaLink Comunicação Corporativa
Sandra de Angelis
sdeangelis@medialinkbrasil.com

(011) 9 9911-3798

Para ficar por dentro do PainelWW, assine nossa newsletter: