Que tipo de capitalismo o Brasil quer?

Sim, somos um país capitalista. Mas muitas vezes queremos ser originais e usar regras e subsídios que contrariam as lógicas do mercado. A interação entre Público e Privado muitas vezes se mostrou arriscada, além do mais às vésperas de uma eleição geral. São Paulo, 23 de julho de 2018 – O economista Roberto Campos, um […]

Sim, somos um país capitalista. Mas muitas vezes queremos ser originais e usar regras e subsídios que contrariam as lógicas do mercado. A interação entre Público e Privado muitas vezes se mostrou arriscada, além do mais às vésperas de uma eleição geral.

São Paulo, 23 de julho de 2018 – O economista Roberto Campos, um dos melhores frasistas do Brasil, costumava dizer: “O que os governos latino-americanos desejam é um capitalismo sem lucros, um socialismo sem disciplina e investimento sem investidores estrangeiros”. Neo-liberal ou intervencionista. Defensor do estado mínimo e governo gigante ou vice-versa. Ou de empresários que dizem: “As regras valem para todos – desde que não me atinjam”.

Subsídios governamentais que aumentaram no governo Dilma Rousseff foram estimulados pelos próprios defensores do capitalismo puro. Enquanto isso, o país segue no dilema de atrair investimentos estrangeiros enquanto ataca vendas de estatais ou empresas já privatizadas. Privilegiar o mercado interno ou ampliar o alcance internacional segue como uma lição de casa não aprendida por grande parte dos empresários, com reflexos nos políticos e em seus lobbies.

Este será o debate no Painel WW no dia 23 de julho, EXCEPCIONALMENTE NA QUARTA FEIRA, 14:00, AO VIVO. Confirmados:

AUGUSTO NUNES

• Jornalista, tem o blog Poliarquia, escreve para a Veja Online e é comentarista na rádio Jovem Pan de São Paulo

HORÁCIO LAFER PIVA

• Economista e presidente da Consultoria Goldenstein

ZEINA LATIF

• Doutora em economia pela Universidade de São Paulo e economista-chefe da XP Investimentos. Trabalhou no Royal Bank of Scotland (RBS), ING, ABN-Amro Real e HSBC. Escreve colunas semanais para o Broadcast da Agência Estado.

Na plateia, universitários selecionados pelo CIE-E, o Centro de Integração Empresa-Escola, para interagir com Waack e os convidados.

ANOTE NA AGENDA:
PainelWW, programa 16
Quarta feira, 23 de julho, ao vivo a partir das 14:00 hs.
Transmissão:
-Canal YouTube: www.youtube.com/c/painelww-williamwaack
-Página no Facebook: www.facebook.com/painelww
-Site oficial: www.painelww.com.br
www.alltv.com.br
www.infomoney.com.br

SOBRE O PAINEL WW:
O Painel WW é um projeto editorial criado pelo jornalista William Waack. A peça principal é um programa semanal transmitido online e pelas principais redes sociais. Na roda, convidados de peso examinam os temas de maior relevância na política, economia, negócios e no plano internacional. Completam o projeto Painel WW o site oficial www.painelww.com.br , que contém um videoblog com comentários diários de William Waack. O projeto é patrocinado pela XP Investimentos, com apoio institucional do CIE-E, Centro de Integração Empresa-Escola.

MAIS INFORMAÇÕES:
MediaLink Comunicação Corporativa
Sandra de Angelis
sdeangelis@medialinkbrasil.com
(011) 9 9911-3798

Para ficar por dentro do PainelWW, assine nossa newsletter: