Biografia

William José Waack é jornalista, professor e ex-handebolista brasileiro. É formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo e em ciência política, sociologia e comunicação na Universidade de Mainz, na Alemanha, em 1974.

William Wack

Primeira foto de William Waack como jornalista, com o Rei Pelé, tirada em 1971 no Palácio dos Bandeirantes.

William Waack é um paulistano típico: tem uma avó descendente de portugueses, outra de imigrantes italianos, um avô descendente de paulistas quatrocentões e o outro filho de alemão. Faz parte da geração que estudou apenas em escolas públicas: no Colégio Estadual Vocacional Oswaldo Aranha e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde se formou em jornalismo antes de mudar-se para a Alemanha e cursar Ciências Políticas, Sociologia e Comunicações na Johannes-Gutemberg Universitât de Mainz, com mestrado em Relações Internacionais.

Em Belgrado, cobrindo os conflitos na ex-Iugoslávia em 1999.

Repórter é a função que mais tempo exerceu na carreira iniciada em janeiro de 1970 na sucursal de O Globo em São Paulo, onde cobriu esportes por 4 anos. Foi correspondente internacional de O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Veja e TV Globo por um total de 21 anos, distribuídos em várias fases entre Alemanha, Inglaterra, Rússia e Estados Unidos. Participou da cobertura de 9 guerras (no Oriente Médio, nos Balcãs e também na Colombia) e 2 revoluções (entre elas a do Irã, em 1979). Venceu por 2 vezes o principal prêmio do jornalismo brasileiro, o Esso, por cobertura da guerra do Golfo de 1991 (em parceria com Helio Campos Mello) e pela descoberta dos arquivos em Moscou da Intentona Comunista de 1935 no Brasil. De volta ao Brasil desde o início de 2.000, foi apresentador de telejornais e de programa semanal da TV Globo e Globonews.

Na equipe principal de handebol do Clube Pinheiros, em 1970. Waack chegou a ser capitão da seleção brasileira de handebol.

Publicou 4 livros de reportagens e lecionou na Fundação Armando Alvares Penteado e na New York University. Teve uma intensa carreira esportiva, que o levou a capitão da seleção brasileira de handebol de 1973.

A bordo de um Mig 29 da Força Aérea da Ucrania, na Criméia em junho de 1997.

Dedicou-se também ao tênis e à vela. Aos 54 de idade obteve sua primeira licença como piloto privado de avião, realizando um velho sonho de menino. William é casado com a peruana Iris Castañeda, que conheceu aos 19 de idade numa cobertura jornalística em Lima, em 1971, com quem tem dois filhos: Leonardo e Carlos.

Para ficar por dentro do PainelWW, assine nossa newsletter: